quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Confiança se conquista. Mas como?

Estava pra escrever sobre isso desde meados do ano passado, mas ainda não havia chegado a conclusão nenhuma e vinha protelando o assunto. Até que hoje, descobri que respostas não vão invadir meu apartamento, e resolvi compartilhar minhas dúvidas.

Um belo dia, estava eu passeando pela internet quando piscou a janelinha do msn. [äM]* (notem que foi ano passado mesmo... esse ano o trema não está mais presente no tal nick) dizia: qual o critério que você usa para confiar ou não em alguém? 

Justo eu, com pensamentos tão poéticos... tentei falar que as pessoas se mostram pelo tom de voz, pelo movimento das sobrancelhas e a altura do riso. O caráter se firma no toque de pele e na expressão da despedida. A verdade aparece numa lágrima e num olhar vago, diante do nascer do sol. Mas não foi suficiente para a senhorita [äM]*, que me rebateu com a pergunta: ok, mas e alguém que você conhece pela internet?

Bom, eu realmente não faço idéia. Aliás, acho eu que os relacionamentos virtuais estão saindo de controle de uma forma tal, que ninguém mais faz. 

De um lado, temos pessoas que conhecem alguém num barzinho e demoram 6 meses até convidar esse alguém pra ir em sua casa, mas marcam encontros com o primeiro que conhecem no orkut. De outro, pessoas que não respondem e mails de amigos de infância com medo de falar com um fake de um assassino serial, que acabaou de aniquilar seu amiguinho e quer que você seja a próxima vítima.

Ainda não consegui estabelecer um padrão de comportamento de pessoas que se conhecem virtualmente, tampouco meus próprios parâmetros. Como contratar o Ibope sai caro e nem é tão funcional, pergunto pra vocês.

Qual o critério que vocês usam para confiar em alguém?

13 comentários:

MUNDO GÓTICO disse...

PARABÉS PELO BLOG...

MEU CRITÉRIO? EU SIMPLESMENTE CONFIO NAQUELES QUE ME PASSAM COISAS BOAS, E AS SUAS EXPRESSÕES TB SERVEM...

Anônimo disse...

Sinceramente, eu confio desconfiando.

;)

mijeiderir disse...

Pow eu acho que só consigo confiar depois de conviver um tempo com a pessoa, é muito dificil confiar ja de cara!

gostei do blog!

abraços

Mijei de Rir - Alegria e diversão!

Anônimo disse...

Olha, eu tenho amizades pela internet e em várias lugares, acho que vc deve saber o que confiar neles, é diferente em vc ter ganhar confiança. Vc sente tbem. Tem a hora e o momento certo.

Marco Antonio Araujo disse...

Ai... não me peça pra responder essa... Por favor!

Saia justa mode on.

Anônimo disse...

É uma pergunta meio complicada de responder. Mas eu tenho critéros próprios para confiar em alguém que conheci pela internet. Determinadas coisas que o indivíduo me diz determinam se eu devo confiar ou não.

Leonardo Stravalli disse...

Bom tema! rsrsss!!!
Fico perdido quando o assunto é esse... Ao mesmo tempo que tudo isso ocorre, também há pessoas que agem de forma totalmente diferente em chats como MSN, expressam aquilo que têm vergonha de expressar face-à-face, a grande pergunta é, qual seria o real?! O tímido ou o sem-vergonha da net??
Na verdade, não tem como confiar em quem não se convive, seja na internet ou no cotidiano, muitos psicopatas passam sem ser notados por nós nas ruas ou até mesmo por seus próprios parentes... Se isso ocorre às claras, o que dirá na internet?? Eu nem penso duas vezes, não confio na internet!

Leonardo Stravalli disse...

Não quis ser radical no post do meu blog sobre esse assunto, apesar de admitir que pareceu bastante! rsrsss!!!

Mas eu só acho que não se conhece de verdade alguém pela internet, afinal tudo alí tem uma mascára, muitas vezes maior que na vida real, esse foi meu enfoque...

Mas considero pessoas de muita sorte essas que conseguiram dar esse tiro no escuro e acertar em cheio! rsrssss
Brigadão pela oportunidade de falar mais sobre o assunto!
Bjão!

Leonardo Stravalli disse...

Na verdade, gostei do impacto que ficou na ultima frase e não quis tirar, por isso pareceu tão radical!

Pq era para ser mesmo! rsrsss!!!

Afinal é mais uma parte da máscara que instiga as pessoas a comentarem isso é, na minha opinião, a relação via internet...

Se revoltam com minha rispidez, sem saber se esta é real ou não...

E trocam em cima disso!

Mariana disse...

Amanda querida,

antes de comentar seu texto (suuuuper provocativo) vou comentar do seu comentario: não tou irritada e nem brava.. hehehe

E ai, confiou na minha afirmação??

Se vc confiou? O que eu disse ou fiz que vc acha que pode confiar?

E se caso nao confiou? Por qual motivo?

Dificil para pensar, né...
Eu tb estou pensando...

Eu acho que a confiança vem da gente, sabe. Você estabelece um conjunto de comportamentos admiráveis e que vc quer que as pessoas proximas a voce tenham... e dai quando aparece alguém assim vc aceita na hora a compania dela. Acho que isso justifica os relacionamentos virtuais tão frequentes e sem medidas.

E como nós vivemos num mundo onde as pessoas tem se distanciado muito e que a 'realidade' é muito cruel, logo imaginamos que se um colega de infancia entrar em contato (realidade entrando em ação), certamente é para fazer algm mal.

Em algum momento disseram "estão protegidos quando mais distante da realidade estiverem". E então criamos seres patologicos diariamente....


beijos

Nat Valarini disse...

Boa tarde!

Indiquei o seu blog para receber um selo.

Está publicado no meu blog, passe lá para receber.

http://garotapendurada.blogspot.com/

David Diel disse...

"confiança se conquista com o tempo... tempo pra conhecer, conhecer pra entender, entender pra respeitar e respeitar pra ser respeitado... enfim, resta apenas confiar no que se confia ser confiável"

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu