quarta-feira, 7 de abril de 2010

A arte de envelhecer...


Acho engraçado o pânico que o mundo tem de envelhecer. As pessoas se esticam, se enfeitam, mentem a idade, juram de pé junto que aquele não é o oitavo aniversário de 59 anos que você está indo... Fingem que são uma coisa que não são, e acabam não sendo coisa alguma. Ficam estatelados ali, entre uma fase e outra, esperando uma máquina do tempo ou um remédio milagroso que faça se perder tudo o que foi conquistado em tantos anos.

Envelhecer é uma arte, e ser idoso é uma experiência que todos deveriam se permitir. Todos deveriam se entregar de corpo e alma, sem preconceitos e barreiras e aproveitar o que só essa fase da vida pode proporcionar.

Os filhos criados, a aposentadoria, a necessidade de menos horas de sono e o total descompromisso com a sociedade. O que pode parecer mais perfeito?

Quando se tem 60, 70 anos, o mundo não espera mais absolutamente nada de você. Nada. Qualquer desejo incontrolável seu pode ser atribuído a falta de sanidade que julgam que a idade traz.

Sendo assim, se você quiser tatuar o Ben 10 na sua testa pra agradar seu netinho, vá em frente. E pinte os cabelos de verde para combinar. Caso a sua neta fique enciumada, vista-se de Barbie.

Mas você pode não gostar de crianças, e esse é o momento certo para colocar esse sentimento pra fora. Você não precisa mais fingir. Você pode dizer que é uma bruxa malvada e fazer pequenas crueldades psicológicas com todas as crianças do prédio. Não se preocupe, todos vão entender.

Você pode falar mal dos outros, pode assitir novela ou pode virar hippie ou punk. Você não deve mais nada pra sociedade. Nada mesmo. É a hora de relaxar e aproveitar a pessoa que você sempre achou que era, mas ainda não tinha tido oportunidade para confirmar...

É hora de ser você. Seja lá quem você for.

9 comentários:

Thiago Rocha disse...

É uma questão de interpretação, no final das contas. Não concordo nem discordo, muito pelo contrário.

Nada te impede de manter cabelos loiros pintados, com uma tatoo do Bem 10 na testa e uma roupa da barbie, além de um salto alto e unhas pintadas.

Vaidade nem ao menos tange o campo da honestidade para consigo. Não se cruzam, convivem.

No resto, perfeito.
=****

Barney Gumble disse...

Eu quero ser um velhinho bem ensandecido, e para ver que as senhoras são bem conceituadas, vide Helen Mirren. Abs.

Calango disse...

Cara... muito bom o post xD... indo aos favoritos xD

Na verdade eu acho que esse preconceito não se dá no mundo todo...

No japão por exemplo os velhos tem outra postura... a postura de "sabe tudo"... Todos obedecem cegamente e o velhote tem aquele ar de "sábio experiente, calmo que quase não fala"...

aqui no brasil é tudo arregaçado... O povo inutiliza o velho, acha que ele não serve e que ele é só mais um peso para o orçamento...

talvez isto mude.

Por enquanto ainda sou adepto da filosofia do meu pai: Eu não quero ficar velho nunca....

Quero morrer antes de chegar nisso, pra não estar dando trabalho a ninguém...

♥♥NaNnA BeZeRrA♥♥ disse...

amanda,
idade é uma questão de alma...
a minha tem vezes q é menina,
noutras tantas uma anciã...mas, em todos os momentos dou o q há de melhor em mim. Este é o xis da questão. Enquadrar-se em qualquer tempo e fazer dele amigo leal...

parabéns!

seu blog é luxo!

Daniel Silva disse...

a iadade está na cabeça das pessoas. sempre penso que não quero ficar velho, mas é inevitável.

Vestibulando disse...

Muito bom como você tratou o envelhecimento, expôs os lados positivos inimagináveis de ser idoso, de envelhecer e como você mesmo disse não dever nada a ninguém, ou seja, uma liberdade conquistada.
Parabéns pelo blog
Visite e comente
www.blog.maisestudo.com.br
Abs
MaisEstudo

Unknown disse...

Já tive medo de envelhecer, mas lendo seu texto, acabei pensando por outro lado, e vi que você esta redondamente certa!!!
Será essa, nossa melhor fase!!! Uhulll...
Gostei dos seus posts, vou seguir aqui, ok!?
bjs

Esther Saldanha disse...

hahaha
Deveras muito bom o texto, concordo plenamente. No entanto algumas pessoas já estão tão acostumadas a viver nas "regras" que a sociedade impõe, tanto de comportamento quando da dita beleza que se esquecem da própria personalidade. Ela está perdida atrás das camadas de roupas de marca, maquiagem e plásticas.
E quanto a frase "É hora de ser você. Seja lá quem você for." acho que é válida pra qualquer idade. Afinal, o que é mais importante que ser feliz?

Carla M. disse...

Eu tenho tanto medo de envelhecer que joguei os cremes anit-rugas fora. Básico. Quero envelhecer devagar, sem me preocupar. E quem sabe, volto a ser punk como aos 15 anos não?!

Viu guria, é um post desses que faz a gente sentir mais falta ainda quando tu te some!!!

beijocas!!!