quarta-feira, 11 de junho de 2008

Preconceitos: os seus, os meus e os nossos

Cada vez mais eu me afasto disso aqui... mas desta vez, não foi por falta de vontade, não. É que nesses últimos tempos eu só pensava em futebol, só falava disso. E como eu descobri o que era um centroavante mês passado, não me senti apta a escrever sobre o assunto. Enfim, já que a final da Libertadores ainda está longe, cá estou eu!

Esses dias parece que o assunto preconceito está querendo me obrigar a pensar. Toda hora aparece, sendo ele regional, racial ou ideológico. Assunto complicado, onde todo mundo gosta de dar seus pitacos... então lá vão os meus!
Penso eu, que todo mundo tem seus preconceitos. Sim, todo mundo! Mas com essa moda de ser bonzinho, todos falam que seu sonho de consumo é um filho negro, gay e nordestino. Balela!

Segundo minhas próprias estatísticas, duas em cada três pessoas se matariam com essa hipótese. E nem adianta virem me falar que não é nada disso porque eu sei que ninguém admitiria mesmo...
Eu, não. Claro que tenho meus preconceitos, mas não esses, comunzinhos... aliás, tenho preconceito com quem não tem criatividade nem para ¨pré-conceituar¨ coisas diferentes.

[breve lista de alguns dos meus preconceitos]
*música estrangeira, de qualquer forma, boa ou ruim
*fanáticos religiosos, ou qualquer outro fanático
*evangélicos de modo geral...eu sei que é feio, mas fazer o quê...
* pseudo-comunistas/anarquistas/socialistas, esquerdistas e por aí vai...
*vegetarianos, apreciadores de foi gras e qualquer outra aberração alimentícia
e mais um monte...

Mas penso eu, que a magia da coisa não deve ser não tem preconceitos ou muito menos negá-los... acho, que devemos aprender a lidar com as coisas que não gostamos de forma no mínimo cortês. Fiquei sabendo outro dia que uma pessoa qualquer entrou no trem aqui no Rio com uma blusa do Botafogo e uma galera flamenguista que estava indo pro jogo jogou o cara pela janela. É, o cara morreu. Só porque não gostaram do time dele... fora os ataques aos travestis, também muito comuns em toda parte. Nada contra preconceitos. Mas intolerância é imperdoável.

E no meio disso tudo, nosso querido Presidente diz que o SUS vai fazer operações de troca de sexo... eu acho que não vai rolar... mas os homofóbicos de plantão devem estar surtando!


E você? Quais seus preconceitos?

22 comentários:

o'Ricci disse...

Meus preconceitos maiors são contra o futebol e contra o PT. O resto é tolerável com uns choppinhos =p

Anônimo disse...

Amanda, segundo o regulamento do campeonato a responsabilidade de gerenciar os acontecimentos dentro de estádio emd ia de jogo é da federação local, não do clube. Isso está no artigo 7º do regulamento.

Logo, o Clube Náutico não tem nada a ver com o acontecido. Ele só seguiu as regras do campeonato. Isso excluiu qualquer possibilidade jurídica de o clube ser punido, mas como você disse, nem sempre a justiça é lei.

O Náutico será punido injustamente. Isso é um fato.

o'Ricci disse...

Meu pai é um repositório de coisas que eu gostaria de ter dito ou feito antes. Eu sou o exemplo máximo disso. Eu realmente queria ter um filho igual a mim [/egocentric] xD

E muitíssimo obrigado pela homenagem, conterrânea! =D

=***

Carla M. disse...

Amanda,

Acho que tu conseguiu traduzir muito bem o limite entre a hipocrisia e a tolerância.

Eu particularmente tenho preconceito com todos os intolerantes. Sabe, eu estou muito aberta a conhecer as coisas, e a lidar com o diferente (veja, não tô dizendo que vou gostar de tudo, só não posso dizer que não gosto do que não conheço). Mas por outro lado, me irrita profundamente essa nossa hipocrisia generalizada que diz que temos que gostar de tudo. Isso é ficar em cima do muro.

Respeito todos, menos os que não respeitam algo. E isso não é paradoxal, é coerência.

E que bom tu escreveu, andava com saudades!

beijinhos!

Diego! disse...

O mal do mundo se esconde atrás do grosso tecido da hipocrisia.
Por trás dele pode tudo, tudo é permitido. Claro sem o seu “vizinho” saber.
Falar de preconceito no Brasil é ser taxado de chato.
Afinal, não temos preconceito, somos o país das diferenças! Tenho pena de quem acredita nessa máxima.
Acredito que temos sim nossos preconceitos, e deveríamos aprender a controlá-los. Sim controlar, porque seria hipocrisia dizer que essas coisas se diluem em água.
Tolerância é a palavra.
Você deve lembrar de um comentário meu de tempos atrás, então termino uma linha que comecei nele.

Gosto do que você escreve!
Gosto de saber que essas idéias sejam lidas, e comentadas.

abração

Marcelo disse...

Bom, de certa forma, me causa mal estar quem escreve e/ou fala errado. Mas creio que o que mais se aproxima com o sentido real do preconceito é minha rejeição pelas grandes produções de Hollywood. Nem vi o filme e já critico dizendo ser ruim.

Quanto a seu comentário no meu blog, já percebi que não gostou do Bob Dylan, até mesmo pq música estrangeira está na sua lista de preconceitos.
E sobre os contos, pelo menos em tempos de aula, está difícil sair outro.

Henrique Monteiro disse...

Tenho preconceito contra travestis. Cresci ouvindo que travestis são pessoas imundas, que só tem maldade no coração, que só pensam em sexo e que andam com giletes para mutilar a cara das pessoas.
Mas com o tempo eu perco isso.
Assim como perdi meu preconceito com o futebol, com as pessoas burras e os copiadores.
É tudo questão de tempo, de costume... daí a gente acaba encarando cada coisa com outro ponto de vista.

Pois é, a onda do momento é ser bonzinho e pregar o não-preconceito. Mas isso na verdade é hipocrisia. Quantas vezes criticamos uma pessoa pelo o que ela é? Quantas vezes pensamos até mesmo sem querer "Tinha que ser preto", "tinha que ser favelado", "tinha que ser favelado", "tinha que ser puta".
Por isso que eu faço que o rótulo dos produtos nem sempre correspondem ao conteúdo de verdade.
Veja quantos gays encubados são amados pela família, e quando se mostram como são, acabam sendo vitimas de acusações. O mesmo com as prostitutas e afins.

Até mesmo preconceito com tatuagem as pessoas tem. Acham que a pessoa é marginal por ter a arte pintada na pele. É lógico que tem aqueles maus elementos que tatuam quase algo como "nasci para matar". Mas aí é outro caso.

Sobre evangelicos eu nao tenho preconceitos, mas nao aceito que venham falar sobre isso pra mim. Não acho certo as coisas que a maldita igreja condena, mas nao é por isso que irei agir de má forma com as pessoas que eu amo e que sao evangelicas. Mas sim, seria bem melhor se elas nao fossem, hahaha.

Aff, eu falei demais, confundi algumas coisas... Mas é isso: tenho preconceitos, mas busco me livrar deles.


Até mais.

Henrique Monteiro disse...

Ah, e sobre minha nova imagem de topo, eu a coloquei assim que o blog completou um ano de existêcia, no dia cinco. :)
Fico feliz que tenha gostado. O menininho enforcado eu mesmo desenhei.
:)

Bruno disse...

"O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende". Blaise Pascal.

:*)

Daniely disse...

Preconceitos existem. Fato...isso não nos dá o direito de sermos cruéis...concordo com vocÊ. Pra amenizar isso costumo tentar não julgar...eis o ponto...

bjog legal...

abraço!

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno disse...

Já percebeu que quase tudo que não conhecemos, temos um determinado grau de aversão? Acho que é até natural. Todos temos preconceitos, ou pré-definições de caráter valorativo sobre algo ou alguém que nos parecem estranhos à um primeiro contato...

O homem negará em forma de preconceitos, racismos, xenofobias, o que lhe é estranho ou "repugnante"...

O modo como encaramos isso denota, talvez, nossos valores humanistas, éticos, culturais e até mesmo estéticos, que por se revelarem cotidianamente, para o bem e para o mal acabam por nos dizer quem somos e se partilhamos de repugnâncias e abjeções de caráter extremamente prejudicial a convivência no meio social posto.

Ah, a foto é minha mesmo...

Obrigado por visitar meu blog... Volte sempre!

Lidianne Andrade disse...

aaff
sou vitima disso
negra,,,,
nem gosto de comentar

Fábio Melo disse...

Meu deus meu deus meu deus!

Desculpa! Esqueci completamente que você era carioca! Mil desculpas!

Tu perdôa eu?

___________________________________
TemPraQuemQuer

Jeffmanji disse...

Eu tenho um preconceito mortal:

EMOS!

Morte a todos eles. Raça nojenta dos infernos!

Ah! Ao PMDB e aos DEM tb...!

Obrigado pela visita ao Arroto! Volte sempre!

Zúnica disse...

Eu sou de certa maneira um libertário. Tenho muito amigo viado, muito amigo estúpido, muito amigo viciado e até um ou outro conhecido corinthiano. Detesto fanáticos religiosos (sou ateu), burocratas (sou vagabundo)e pessoas muito saudáveis (sou junkie), mas tenho um irmão que é adventista, estágiário de direito tributário e atleta, não fuma, não bebe e desconfio que não fode também. Mas eu amo meu irmão, fazer o que!

Eu tinha preconceito, quando criança, com homem de brinco, e hoje tenho duas argolas na orelha, duas tatuagens, tive dois piercings e namorava uma mulher que parecia mais um gibi.

Acho que somos feitos dos nossos pré-conceitos. É como vemos o mundo, e é o que nos dá a maravilhosa possibilidade de olhar atentamente pra alguma coisa e dizer "Baralho, como eu tava errado!" É a graça da vida e a mãe de toda piada.

Marco Antonio Araujo disse...

Lá se foi o 100... o 101 trará o selo e um meme...

Bjs

Davi Arloy disse...

ADOREI!

E a final da Libertadores não está nada longe hein?! Milhares de torcedores já acampam aqui no maracanã pra comprar ingresso.

o'Ricci disse...

Tá vendo... cheia de preconceito com o caralho =p

Marco Antonio Araujo disse...

Altas revelações, andei lendo uns comentários que me assustaram aí hein?!

Marcelo Fabri disse...

Tenho preconceito de quem não bebe e não fala palavrão.

Mariana disse...

o meu maior preconceito era que pessoas que tinham orkut, blog, msn e se relacionavam com pessoas que nao se conheciam pessoalmete eram um bando de mal-amados, carentes, nerds e coisa-e-tal.

Até o dia que me apaixonei por um cara via msn, e agora tenho orkut, blog e coisa-e-tal, e um namorado que começou no msn e que virou conhecido (óbvio) .

preconceitos só existem para nos proteger daquilo que mais tememos...

beijos